R. João Palomeque, 103 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040
+55 (41) 3086-4250

Por que você precisa isolar visitantes da rede interna?

Estamos tão habituados a estar conectados que já virou rotina perguntar: “qual a senha do wi-fi?” em ambientes domésticos e corporativos. Nos ambientes corporativos em especial, os questionadores costumam ser clientes ou visitantes. Analisando essa situação, responda à pergunta: você costuma passar a senha do wi-fi do seu ambiente corporativo? Se sim, cuidado! Pois essa prática, por mais usual e simples que pareça, é uma das portas de entrada para hackers e outros invasores na rede interna.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONFIGURAR UMA REDE DE WI-FI PARA VISITANTES?

É possível ser hospitaleiro e se proteger ao mesmo tempo -crie uma rede de wi-fi para visitantes. A rede para visitantes é um ponto de acesso independente do seu roteador de tal forma que todos os dispositivos conectados a rede para visitantes não terão acesso direto a rede interna, não estando, portanto, conectados a rede que passa pelo seu computador. A rede de visitantes é um grande investimento: seus dados ficam protegidos e os clientes, visitantes e/ou usuários podem navegar tranquilamente na internet.

COMO CONFIGURAR UMA REDE PARA VISITANTES?

Assim como isolar a rede interna, a configuração de um wi-fi para visitantes é simples. Para começar, não é preciso um cabo extra ou pagar em dobro ao seu provedor de internet. É bem provável que o seu dispositivo wi-fi – embora os modelos mais antigos não tenham essa função disponível – permitam configurar uma rede adicional para visitantes. Para isso, você apenas precisará inserir o endereço de IP na barra de endereços no navegador (geralmente é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1). Feito isso, você será direcionado para uma caixa de diálogo onde deverá inserir o nome do usuário administrador e a senha.

Nas configurações do dispositivo, procure por Permitir Acesso de Visitantes ou Rede para Visitantes – essas opções geralmente estão na seção wi-fi. Encontrando essa opção, nomeie a rede para visitantes (SSID no painel de controle de alguns roteadores) e crie uma senha de acesso. Ao fim, a rede estará disponível para uso. Mas, antes de passar a utiliza-lá, é fundamental analisar os seguintes pontos:

  • Verificar se há algum tipo de criptografia para que a informação transmitida através do wi-fi não seja interceptada;
  • Garantir que os visitantes não terão acesso a rede interna;
  • Não permitir que os visitantes tenham acesso as configurações da rede.

Pronto! Agora você fornece uma conexão wi-fi e protege suas máquinas e servidores!

Fonte: blog oficial Kaspersky

Iniciar chat
Olá, posso ajudar?
Olá! Tudo bem?
Precisando de ajuda?