Rua João Palomeque, 103 Novo Mundo | Curitiba – PR
55 (41) 99951-0046
vendas1@dunamys.inf.br

Qual a diferença entre XDR e EDR? escolha a melhor proteção para os seus dados

Principais benefícios da XDR

O que é XDR (detecção e resposta estendida)?

A detecção e resposta estendida, geralmente abreviada (XDR), é uma ferramenta SaaS que oferece segurança holística e otimizada ao integrar produtos e dados de segurança em soluções simplificadas. À medida que as empresas encontram cada vez mais um cenário de ameaças em evolução e desafios de segurança complexos com forças de trabalho em ambientes híbridos e multinuvem, a segurança XDR apresenta uma solução mais eficiente e proativa. Em contraste com sistemas como EDR (detecção e resposta de ponto de extremidade), a XDR amplia o escopo da segurança, integrando proteção em uma ampla gama de produtos, incluindo pontos de extremidade de uma organização, servidores, aplicativos em nuvem, emails e muito mais. A partir daí, a XDR combina prevenção, detecção, investigação e resposta, fornecendo visibilidade, análise, alertas de incidentes correlacionados e respostas automatizadas para melhorar a segurança de dados e combater as ameaças.

Como funciona a XDR

Ela coleta e correlaciona cada detecção de acordo com as camadas de segurança individuais. Cada “camada” representa uma superfície de ataque diferente: endpoints, e-mail, rede, servidores e cargas de trabalho em nuvem. As maneiras específicas pelas quais uma solução XDR protege cada superfície de ataque são descritas no white paper do seu provedor de XDR.

Ameaças bem projetadas podem ser difíceis de detectar porque funcionam entre silos de segurança, que são várias abordagens de segurança funcionando em paralelo, mas não necessariamente juntas. Devido à capacidade de se esconder entre os silos de segurança, elas podem se espalhar ou se multiplicar com o passar do tempo. Como resultado, elas podem escapar da atenção de um centro de operações de segurança (SOC) e acabar causando mais danos.

Servidores e cargas de trabalho em nuvem

A XDR oferece a capacidade de isolar ameaças projetadas de maneira personalizada para se concentrar em servidores, contêineres e cargas de trabalho em nuvem. A XDR então investiga como a ameaça está afetando a carga de trabalho e examina como ela está se propagando pelo sistema. Em seguida, isola o servidor e interrompe os processos necessários para conter a ameaça. O isolamento de ameaças é um componente essencial para reduzir o tempo médio de recuperação de ataques.

Por exemplo, se uma ameaça obteve acesso à sua rede em nuvem por meio de um endpoint de IoT, a XDR pode determinar de onde ela veio. Você pode então abordar os motivos por trás da violação de segurança e usar essas informações para criar um plano de ataque. 

XDR vs. Detecção e resposta de endpoint (EDR)

A EDR é diferente da XDR porque o “E” se refere especificamente aos endpoints, enquanto o “X” na XDR indica que ele lida com dados de rede e nuvem também.

Se você já tem uma solução de segurança para sua rede e infraestrutura em nuvem, pode ser melhor usar uma solução EDR como FortiEDR. Pode ser difícil fazer a interface de um sistema XDR com sua solução de segurança de rede atual e a redundância pode resultar em mais obstáculos do que oportunidades.

XDR vs. Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM)

A XDR difere do SIEM porque fornece soluções de resposta. Embora o SIEM possa trabalhar com uma solução de resposta, ele se concentra em detectar ameaças, não em responder a elas. Se você deseja personalizar a forma como você responde às ameaças, uma solução SIEM como FortiSIEM pode ser uma escolha melhor do que a XDR.

Em alguns casos, a XDR pode detectar e responder a uma ameaça automaticamente, mesmo quando ela não representa um perigo real. Uma resposta prematura como essa pode prejudicar sua organização. Com o SIEM, você é livre para decidir como responder a cada ameaça, o que pode impedi-lo de interromper ou suspender as operações sem necessidade.

Principais benefícios da XDR

– Maior visibilidade

A XDR expande a visão de uma empresa, oferecendo uma compreensão mais completa do cenário de segurança. Ao integrar dados de telemetria em vários terminais, redes, email, aplicativos e muito mais, a XDR destaca as relações entre alertas e incidentes, criando uma visibilidade mais ampla das ameaças e liberando tempo e recursos dos analistas.

– Maior eficiência

As ferramentas de gerenciamento centralizado da XDR aumentam a precisão dos alertas e simplificam o número de soluções que os analistas devem acessar para avaliar as ameaças.

– Detecção de ameaças em tempo real

A XDR identifica ameaças em tempo real e implementa correções automatizadas, eliminando o acesso ou reduzindo a quantidade de tempo que um invasor tem acesso a dados e sistemas corporativos.

Bitdefender GravityZone Business Security Enterprise

O GravityZone Enterprise combina a proteção mais eficaz do mundo com recursos de detecção e resposta de endpoint estendidos (XDR) para ajudá-lo a defender sua infraestrutura de endpoints (estações de trabalho e servidores) durante todo o ciclo de vida da ameaça, com alta eficácia e eficiência. A correlação de eventos entre endpoints leva a detecção e a visibilidade de ameaças a um novo nível, combinando a

granularidade e o rico contexto de segurança do EDR com a análise de toda a infraestrutura do XDR (eXtended Detection and Response).  Ao incorporar o Risk Analytics (para riscos gerados pelo usuário e endpoint) e fortalecer as inovações de forma nativa, ele minimiza a superfície de ataque do endpoint, dificultando a penetração dos invasores. Com o GravityZone Enterprise, você reduzirá o tempo necessário para detectar e responder a ameaças por meio de uma segurança integrada, além de reduzir a necessidade de soluções de vários fornecedores.

O que é detecção e resposta de endpoint (EDR)?

Considerado por muitos como “a nova geração de antivírus” e um grande avanço dos recursos de segurança, o EDR atua em cada ponto de conexão à rede corporativa, encarando todas as portas de acesso como um potencial alvo dos cibercriminosos. 

Funcionalidades do EDR

  • Detecção de ameaças avançadas no ambiente cibernético;
  • Correção de falhas antes que o erro aconteça;  
  • Monitoramento contínuo de endpoints, quer estejam online ou offline;
  • Armazenamento de eventos e incidentes de malwares no endpoint;
  • Capacidade de resposta em tempo real;
  • Unificação das informações dos endpoints;
  • Maior visibilidade do ambiente de TI;
  • Integração com outras soluções de segurança;
  • Uso de whitelists e blacklists

Na perspectiva de uma solução EDR, a prevenção é encarada como a melhor abordagem para assegurar uma proteção efetiva para os diversos sistemas e operações. 

Através do monitoramento contínuo e em tempo real, o gerenciamento dos endpoints se torna mais adaptável, dinâmico e confiável.

Veja mais noticias em nosso blog!

SonicWall Firewall

A solução Sonicwall facilita o cumprimento de todos os regulamentos obrigatórios de proteção de dados para sua empresa. https://dunamys.inf.br/wp-content/uploads/2022/08/SonicWall-Boundless-2022.mp4 Como revenda SonicWall, as soluções que

Revenda Ubiquiti Unifi

Ubiquiti Networks é a próxima geração de tecnologia de comunicações. Projetam e fabricam plataformas tecnológicas para os mercados emergentes que impulsionam os modelos de negócios

Tesla: Robô humanoide

Nas falas do próprio Musk “Acho que tem potencial para ser mais significativo do que o negócio de veículos ao longo do tempo” O robô

5G nos permitir fazer?

O 5G é muito mais eficiente em lidar com milhares de dispositivos ao mesmo tempo desde celulares a equipamentos rurais, câmeras de vídeo e iluminação