Ferramenta desenvolvida pela Microsoft continua a prever o desmatamento em 2023

revendedor microsoft

Microsoft Mais Brasil: A iniciativa que marca 33 anos do compromisso da Microsoft com o desenvolvimento do Brasil

Desenvolvida pelo Imazon em parceria com a Microsoft e o Fundo Vale, a PrevisIA, ferramenta que antecipa informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia por meio de Inteligência Artificial, já mostrou uma assertividade de quase 80% na previsão de desmatamento em 2022, o que a consolida como uma tecnologia relevante para auxiliar nas ações de proteção à floresta.

Para validar o quanto a PrevisIA acertou, os pesquisadores cruzaram as áreas que a plataforma previu estarem sob risco de derrubada entre agosto de 2021 e julho de 2022 com a devastação registrada pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon no mesmo período. E o resultado foi que 78,2% destruição ocorreu em até km do indicado pela plataforma.

Ou seja: em 2023, ela pode ser usada para direcionar as ações de combate ao desmatamento para as áreas sob maior ameaça, inclusive como importante aliada na construção de políticas públicas que ajudem a evitar que a previsão se concretize novamente. “Desde que lançamos a PrevisIA, o sistema é alimentado constantemente com imagens de satélite e dados que possibilitam prever as regiões com maior risco de desmatamento na Amazônia.

“A IA é uma aliada nessa iniciativa, pois pode analisar rapidamente grandes quantidades de dados e ajudar a aumentar a certeza das previsões que compartilhamos publicamente, para que os setores público, privado e a sociedade em geral possam contribuir para que as previsões não se concretizem. tomar as precauções necessárias.”

– Lucia Rodrigues Líder de Filantropia da Microsoft Brasil