Blockchain: uma explicação simples do que é

Um blockchain é uma lista digital crescente de registros de dados. Essa lista é formada por muitos blocos de dados, que são organizados em ordem cronológica e são vinculados e protegidos por provas criptografadas.

Como uma tecnologia de ledger distribuído (DLT), o blockchain foi intencionalmente projetado para ser altamente resistente a modificações e fraudes, sendo uma excelente alternativa para segurança dos dados mais importantes para uma empresa.

A tecnologia blockchain também pode ser adaptada e implementada em outras atividades, como saúde, seguros e assim por diante. Embora tenha sido projetado para operar como um livro-razão distribuído em sistemas divididos (descentralizados), ele também pode ser implantado em sistemas centralizados como uma forma de garantir a integridade dos dados principais da empresa ou também reduzir os custos operacionais. 

Principais benefícios do Blockchain: 

  • Automatização: O Blockchain foi desenvolvido para que não haja duplicidade ou informação conflituosa, ou seja, transações que não respeitem essa regra não são registradas dentro de um bloco; 
  • Rapidez: As transações entre bancos podem levar dias para serem compensadas. Já as transações com blockchain diminuem o tempo para minutos e são processadas 24 por dia, em 7 dias da semana e feriados. 
  • Descentralização: O Blockchain elimina a necessidade de que órgãos aprovem transações ou determinem regras; 
  • Confiabilidade: Com Blockchain, a confirmação de uma transação requer que outros computadores de outros participantes entrem em um consenso para possibilitar que ela aconteça. Além disso, por conta de as redes serem descentralizadas, o Blockchain não tem um ponto central de falha e é mais resistente a ataques maliciosos; 

Umas das mais importantes linhas de defesa atualmente que forma uma dupla perfeita com o blockchain são os Firewalls, um firewall é um dispositivo de segurança de rede que monitorará o tráfego de rede de entrada e saída e decide se irá permitir ou bloquear um tráfego específico com base em um conjunto definido de regras de segurança.

Eles estabelecem uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser confiáveis ou não confiáveis fora das redes, como a Internet.

E uma ótima opção quando se trata de um Firewalls de qualidade é a série FortiGate-90D UTM sem fio inclui todos os recursos de Unified Threat Management da Fortinet, firewall, IPS,
controle de aplicação, VPN e filtragem web. Além disso, ele inclui a mais recente tecnologia em proteção avançada contra ameaças, que é projetado para se defender contra ameaças persistentes avançadas (APT).