O que é prevenção contra perda de dados DLP?

o que é dlp

DLP é uma abreviação de Data Loss Prevention, que se traduz em “prevenção de perda de dados” em português. Solução utilizada para garantir a proteção de informações sigilosas nas redes corporativas.

Independentemente do que a empresa faça, no desenvolvimento de suas atividades, ela lida diariamente com dados das mais diversas naturezas, tanto da empresa quanto de seus clientes.

Esses dados foram encontrados em rede e expostos a vários riscos, incluindo: B. Roubo e violação de dados, extorsão, processos judiciais, perdas financeiras e muitos outros efeitos irreversíveis que podem afetar a integridade dos funcionários da Empresa, clientes e até mesmo levar ao fechamento da Empresa.

Diante disso, a importância da assertividade e soluções específicas que de fato garantam proteção contra perda de dados de forma eficiente para evitar danos maiores. As soluções DLP trabalham especificamente para prevenir e proteger redes corporativas, maximizando a proteção contra perda de dados.

– Por que é importante contratar uma DLP?

Frequentemente estamos expostos a ataques cibernéticos que comprometem nossos dados e informações importantíssimas e críticas para o crescimento do nosso negócio, permanência no mercado e manutenção da nossa credibilidade.

Os riscos a que as sociedades estão expostas, embora mais gerais, não decorrem necessariamente de fontes externas, podendo também decorrer de fontes internas à sociedade.

Para ajudar você a entender do que estamos falando, de acordo com dados publicados pela Safetica, 80% das empresas sofrem perda de dados devido a erro de funcionário ou comportamento malicioso.

As soluções de proteção de dados implantadas nas empresas devem, portanto, ser projetadas para prevenir não apenas ataques externos, mas também adversidades e falhas que possam surgir internamente.

Além disso, a proteção de dados é protegida por lei, o que reforça ainda mais sua relevância e a importância de uma proteção adequada para evitar possíveis problemas jurídicos.

– Políticas, e regras de resposta:

Uma política DLP pode conter uma ou mais regras que contêm componentes de detecção. Esses componentes variam de palavras-chave e expressões regulares a indexação e digitalização de arquivos com tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).

Uma política define o que é monitorado pelo DLP, como e quem é o alvo. Também existem regras de resposta que podem usar texto personalizado para notificar os usuários ofensivos por e-mail ou notificação que estão violando as políticas DLP. Este é um momento para conscientizar os usuários sobre as práticas recomendadas para o uso dessas informações específicas.